segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Eu gosto...

"Eu gosto em cima da mesa, eu gosto no escritório, eu gosto na sala, eu gosto até no banheiro".... Essas são algumas das frases que venho lendo no Facebook essa semana. Óbvio que não entendi nada, óbvio que não ia deixar de matar minha curiosidade. Pelo que descobri é um lance meio secreto entre o sexo feminino, mas é tão idiota, mas tão idiota que merece um post neste blog e a revelação do tal segredo.

Essa é a mensagem que anda circulando entre as garotas:

"Uma amiga minha veio com a ideia de que as mulheres devem fazer algo especial no Facebook para aumentar a conscientização e a visibilidade do mês de Outubro como o mês para combater o câncer de mama.
É uma coisa fácil de fazer e peço a vocês para participar todas juntas, para tornar este evento memorável.
No ano passado, a ideia era escrever a cor de seu sutiã no Facebook. Esta iniciativa das mulheres deixou os homens curiosos por dias, enquanto cada mulher escreveu cores aparentemente aleatórias.
O jogo deste ano refere-se a sua bolsa. Tem que escrever o seu lugar onde vc deixa sua bolsa, ao chegar em casa, então "eu gosto ..." e depois o lugar. Por exemplo, "eu gosto no sofá" ou "Eu gosto da cadeira da cozinha" ou "eu gosto na mesa de jantar."
Vocês entenderam?
É só escrever a resposta na pagina principal do face (e não em resposta a esta mensagem) e enviar esta mensagem para as mulheres divertidas do seu Facebook. O jogo de cores de sutiãs saiu até nos jornais da Europa, já que essa brincadeira começou lá! Procuramos fazer o mesmo com esta nova iniciativa aqui no Brasil e demonstrar como as mulheres são poderosas!
LEMBRE-SE - escrevam a resposta na pagina principal do seu face e não respondam a esta mensagem. Copiem isso e enviem para quanto mais mulheres possíveis".

O pior para mim foi: "demonstrar como as mulheres são poderosas"... Poderosas no quê? Em escrever aonde você deixa sua bolsa quando chega em casa e colocar um "eu gosto " na frente só pra atiçar a curiosidade??? Desculpa, mas quem teve essa ideia brilhante não pode nunca trabalhar com publicidade.

Já que a intenção era fazer algo inteligente em prol ao incentivo da prevenção do câncer de mama, por que não postar como fazer o auto-exame ou divulgar números e pesquisas correspondentes com o tema. Ou já que a intenção é causar um alvoroço e atiçar a curiosidade com a tal da corrente secreta, por que não fazer algo mais inteligente? Por exemplo: incentivar a realização do auto-exame e quando fizer, postar: "Hoje eu já fiz". Na boa, qualquer coisa seria mais inteligente do que o lugar da sua bolsa.

Mas o problema mais grave é que as pessoas estão um tanto quanto desocupadas, vão lá e aderem a tal da corrente, mais por brincadeira do que vendo o real sentido da coisa. Sejam mais criativas da próxima vez e não queiram superar as européias, elas são mais organizadas, mais elegantes e menos preocupadas em fazer gracinhas. Francamente, meninas, vocês não vão ganhar nenhuma manchete no jornal, o máximo que vão conseguir é esse post no meu blog....

26 comentários:

Fernanda disse...

Na real a primeira intencao era dispertar a curiosidade dos homens que nao entendenriam absolutamente nada..

E tornar uma brincadeira.

Pois o facebook nada mais eh do que uma descontracao.

Esse seu texto eh inedito, e acredito que realmente as mulheres tem muito potencial, e inteligencia para fazer muita coisa.

Agora a revelacao sua, com esse texto so demonstra que vc nao tem nenhum pingo de humor, e logico estragou com a brincadeira.

Tentando criar um texto critico sem base, nem sugestao nenhuma.

Mais ja que seus comentarios sao tao poderosos, faca algo de util com eles.

E quando referes que as europeias sao organizadas, mais elegantes e menos preocupadas em fazer gracinhas. Estas te incluindo no que julgas ser as brasileiras.

Antes de saires escrevendo o que te vem a mente, em uma primeira instancia, saiba, que o cerebro foi feito para ser usado e as palavras nao foram feitas para serem jogadas ao vento.

Agora se fores mulher o suficiente, aceite este comentario e o responda se for capaz.
Se nao apenas o delete, foi para vc mesmo que foi escrito.

Nao tenho habito de tornar as coisas publicas, like you!!

Fernanda Cardoso

Milena disse...

Olá!
Pelo q eu entendi a idéia era mostrar como é fácil unir as pessoas por uma boa causa! Acho que seu comentário foi um tanto radical, sem espírito esportivo algum!
Milena.

Luciano Camilo disse...

Acho que você está perdendo um ponto. Esse assunto está ficando viral, e como todo viral é uma grande publicidade.

Tomas disse...

Vai arrumar um namorado porra.

Anônimo disse...

Você usa uma citação da Clarice Lispector no seu blog. No entanto, foi pretensiosa demais ao escrever seu post de hoje! Onde é que já se viu chamar de "idiota" uma mobilização por uma causa tão justa! Você devia ler muito e se informar antes de começar a escrever abobrinhas....Tente se informar um pouco mais.....

Camila Ciberi disse...

Adorei os comentários!!! Obrigada por lerem meu blog! Aproveitem para comentar o próximo post que fiz especialmente para vcs!!

Lidianne disse...

"como fazer o auto-exame" sabe qdo isso deu certo na propaganda? Só qdo aquela global mostrou como fazer a primeira vez e pq niniguém o tinha feito.
Propagada precisa impactar e puritanismo besta ñ faz sentido, o importante é entender a brincadeira e saber que as mulheres tem essência e que precisa fazer parte delas tanto o exame qto sexo.
Legal você ter sua opinião, mas é importante ler mais para comentar iniciativas que geram participação e movimentam pessoas! Como teu blog aqui tb;)

LurianCortez disse...

hahahaha Caa.. vc é incrivel!
consigo te ouvir falando todas essas coisas! adorei o post!

BJOo

Anônimo disse...

pera ai? nao era sobre sexo? e eu me convidando pra esse monte de mesa e sofa.

Anônimo disse...

Na moral! Você é mulher, nova e se diz jornalista. Infelizmente você não entendeu nem uma vírgula do que representa uma campanha para combater o câncer de mama.
Eu sou homem e acredito que entenda mais do que você.
Uma campanha unindo mulheres globalmente é simplesmente perfeita! Você cria um incentivo, uma preocupação, um sentimento de ajuda. Tudo isso ligado a algo tão corriqueiro e simples como a internet. O mundo se tornou digital. Imagine quantos exames seriam feitos por conta dessa publicidade de custo zero feita "por elas para elas"! Simplesmente teríamos um dos maiores índices de tratamento e cura da historia.
Não é o genial que garanta uma puta campanha de marketing, mas sim a forma como desenvolvemos a idéia juntamente com a aplicação correta. As mídias sociais estão nessa nuvem de informação que vivemos, e se elas também ajudarem a salvar vidas, porra! Estarei sempre pronto para dar o meu apoio.

Guilherme.

Peace!

Anônimo disse...

Pois eu aplaudi quase de pé: penso a mesma coisa mas não tinha parado pra escrever sobre. Já postei no Face (com créditos, não se preocupe) e te favoritei aqui. Parabéns!!

ANA☆ disse...

Na boa...
quem não tem bom humor não entende mesmo, nem adere à beincadeira nenhuma!
Muita gente trabalha na frente do computador, e para deixar o dia mais leve, faz mesmo uma gracinha, ninguém está prejudicando ninguém...pra que tanta grosseiria querida? Acho que é porque ninguém te incluiu...ficou ressentida! rs
Cuidado que mágoa faz mal à saúde!!!!

Anônimo disse...

Concordo plenament com o que disse. Acho muito crisento esse povo que agora cisma de tornar viral tudo quanto é bobagem.
A maior parte dessas mulheres que postam estas besteiras no facebook se quer fazem o auto-exame.
A onda agora é ver quem aparece mais que o outro. Uma grande bobagem que tenta uma frase ficar dúbia apenas por ficar.
Vê lá se homem vai ficar curioso com essa idiotice... o máximo que vão fazer é pensar que é onde as mulheres transam e pouquíssimo importa se é no chão, na cadeira ou no lustre.
Cada um que dê onde queiser dar, mas deem tão pouco, participamdo dessas babaquices infantis, coisas de quem não tem mais o que fazer.

Camila Ciberi disse...

Guilherme e Lidianne, as suas foram as críticas mais costrutivas do blog até agora. Mas acredito que as pessoas estejam talvez interpretando errado o que escrevi. Acho super válido iniciativas que movam as pessoas, seja qual for o objetivo, se ele for nobre, melhor ainda. Até os tais flash mobs são válidos e qual o sentido deles?? Nenhum. Desculpa, Guilherme, mas em uma coisa, eu terei que discordar de você. Não é porque você é homem que entende mais do que eu de uma campanha contra o câncer de mama. Se dissesse, eu sou publicitário, ou eu sou médico, concordaria plenamente. E estou com você no apoio, pode ter certeza, meu blog sempre está aberto a divulgar esse tipo de informação.

Ana, desculpe, mas quem trabalha de verdade na frente do computador, não perde muito seu tempo interagindo no Facebook, no máximo faz isso de casa. Mais uma vez, acho que você não entendeu. Eu sou extremamente bem-humorada, quem me conhece sabe e adoro uma brincadeira. Só acho que uma causa tão nobre, merece uma brincadeira mais inteligente apenas. Mesmo que tivessem me incluído, eu não participaria, vai contra os meus princípios.

Ah, e obrigada àqueles que gostaram e não privaram o seu comentário.

Anônimo disse...

concordo plenamente com o Milena. Em seu comentario ela, de forma precisa e educada, resumiu perfeitamente a ideia.

Priscilla disse...

Ksita, vc é SENSACIONAL!!! Amo mto, adoro as polêmicas e estou contigo 100% nessa! Pessoas com falta do que fazer! Bjo da Prilili

Lia disse...

Fui incluída na brincadeira, recebi a mensagem...e não participei. Acho extremamente relevante pensarmos em mobilizações virtuais para qualquer fim atualmente, já que a internet provou ser um meio poderoso e com fins não somente de entretenimento. Mas mobilizações deste tipo, que envolvem uma causa como o câncer de mama, devem ser minimamente pensadas de forma a promover a conscientização. A brincadeira proposta passa batida...muita gente está participando porque quer ver a polêmica, quer que seus amigos perguntem o que é, e não pela causa.

Marina disse...

Se vc nao entendeu, a ideia nao é fazer PUBLICIDADE ou qualquer outra merda...
eh so para atiçar a curiosidade dos homens e chamar atenção para uma causa super nobre.
Assim como os times de futebol americano e de diversos outros esportes fizeram nos EUA, essa é uma forma criativa de chamar atenção.
Esse é o segundo ano que isso ocorre e acho uma iniciativa legal porque no fim faz com que as pessoas reflitam sobre o assunto.

Marina disse...

Concordo com a Milena também... Radical e sem espírito esportivo, que é a essência do Facebook. Se fosse uma campanha "Oh, faça o autoexame, óh, vá ao ginecologista, óh, óh... Não estaria no Facebook e não teria dado a volta ao mundo. É uma metonímia, a parte pelo todo, a bolsa pela luta contra o câncer... Acho que vc não captou a mensagem... Que pena...

Marina Fanti

Anônimo disse...

Patricia disse...
Acredito sim que poderia ter sido algo um pouco mais criativo, porém achei engraçado e por mais "idiota" (como você disse) que pareça despertou sim a curiosidades das pessoas, inclusive a sua. Portanto, cara Brasileira que acha as européias melhores, hoje em dia milhões de pessoas passam horas e horas todos os dias no facebook e você com certeza é uma delas. Da mesma maneira que você tem tempo para o seu blog com certeza a pessoa que "criou" essa "brincadeira" possa ter perdido o mesmo tempo. Agora me conta, se não faz sentido o lance da bolsa que sentido fez o da cor do sutiã? É a mesma coisa...a brincadeira é a mesma. Grandes campanhas são feitas todos os dias. Não acredito que a idéia dessa pessoa foi querer aparecer em algum jornal e/ou ser chamada de a grande publicitária. Agora francamente, se o Tiririca foi eleito e tiveram coragem de fazer aquele marketing pobre e barato na TV, minha cara...então essa pessoa está perdoadíssima.
Respeito seu comentário, porém não concordo.

Camila Ciberi disse...

Marinas, eu também não acho que seja publicidade, caso vocês não tenham lido os demais posts sobre o assunto, eu esclareci a questão. Mas parece que tem gente que ficou um pouco incomodada de eu estar criticando uma brincadeira que a maioria aqui participou. Desculpem, mas a metonímia precisa ser revista, porque a bolsa pela luta contra o câncer não tem absolutamente nada a ver. Como disse, acho que a brincadeira vale, assim como a do sutiã no ano passado, o que não vale é simplesmente postar uma frase no seu perfil para polemizar... (Valeu, Lia! ;P)

marcela fontes disse...

AE CA TO CONTIGO!! A BRINCADEIRA ATE PODE SER DIVERTIDA... MAS ACREDITO QUE POR UMA BOA CAUSA... SERIA MESMO DEIXAR MAIS CLARO SOBRE O QUE SERIA E O QUE ACONTECE COM A DOENÇA, COMO COMBATER, ENFIM... NADA CONTRA BRINCADEIRAS EM FACE, MAS JA QUE É POR UMA CAUSA TÃO "NOBRE" POR QUE NAO USAR DE UMA OUTRA FORMA....
CONTINUE POSTANDO CA... ADOREI! SUPER INTELIGENTE DA SUA PARTE ESSE COMENTÁRIO!

Bruno disse...

Não vejo como a brincadeira funcionaria sem divulgar o real propósito. Pra que atiçar a curiosidade? Tem um proposito plausível? Onde o cancer de mama se encaixa nisso tudo? CLARO, a brincadeira me atraiu, tanto que procurei no google e achei esse blog - já sabia que se tratava sobre onde deixar a bolsa, mas o porque disso... espero que em algum momento essa brincadeira tome um sentido mais sério, um rumo específico do que uma brincadeira de curiosidade. Porque fazer uma corrente só pra divulgar a brincadeira e no FINAL falar: foi por causa disso, daquilo. Quem dera as pessoas se mobilizassem assim com protestos, divulgações mais ativas e menos passivas.

Anônimo disse...

Vc chega sim a uma ponto interessante...a parte do hoje eu fiz...porém fui idiota em dizer mal das brasileiras sendo vc uma, aprende a fazer críticas...vc começou muito bem e depois entrou no poço....se muda para europa e talvez suas piadas sejam melhor digeridas!

Anônimo disse...

C,
Olha não acho que esteja inteiramente errada, concordo com vc mas todos estão sujeitos as criticas.Um campanha mal publicada gera mais caos do que se nada for dito. Tem um ditado popular que diz tudo: De boas intenções o inferno ta cheio! Então não adianta campanhas populares promovendo o futil com uso de temas polemicos.Tem que mostrar a que veio Razão, motivo, finalidade. A verdade é que hj tudo fica sem sentido, os valores se perdem.Então digo que ou crescemos e aprendemos a motivar as campanhas com motivo certo de maneira correta ou não diga nada. Não vejo no que pode ajudar uma campanha de segredinhos com o objetivo de invadiar a privacidade alheia. Aceito seu argumento e ao contrario do que os outros dizem vc ate deu opções de campanhas que não são nem um pouco faceis mas tem efeito causam impacto. Afinal Conseguem imaginar as campanhas contra alcoolismo com final feliz e as de cigarros com fotos bonitas nos maços! era so isso que gostaria de comentar desde ja obrigada.

Anônimo disse...

Adorei o post, eu tmbm tava boiando...kkkk...parecia meio erótico, infantil, sei lá...agr que entendi, continuo achando idiota, coisa de gente desocupada mesmo. Vai ler um livro, rachar uma lenha, carpi um lote. Muitas que postam isso, nem sabem como fazer o auto exame. Usam essas brincadeiras para atiçar a imaginação dos homens, chamam a atenção, mas não p/ a campanha em si.