quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mentirinha

Você é mentiroso? Não? Sempre diz a verdade? Mentira! Segundo pesquisadores, aqueles que se consideram os mais sinceros do mundo, mentem pelo menos a cada 8 minutos. E tem mais, os maiores mentirosos são aqueles que têm mais contato social, como vendedores, médicos, advogados, psicólogos e jornalistas (ih...). Mentimos porque faz bem para nós, nos ajuda, nos deixa com uma imagem melhor e quando mentimos para nós mesmos, permitimos que essa mentira nos faça aceitar o comportamento indevido que tivemos.
Você já percebeu que quando contamos uma mentira muito boa, acabamos nos convencendo de que aquilo realmente é a verdade? A mentira já está inclusa nos estudos científicos do cérebro e considerada uma doença, os mentirosos natos possuem 22% a mais de massa branca na região pré-frontal do cérebro, relacionadas à tomada de decisão e discernimento, do que os "mais sinceros".
Podemos até nos denominar pessoas sinceras, mas quem ainda não mentiu hoje? Aposto que se divertiu com a mentira que contou para os seus amigos ontem. Afinal, somos humanos.

2 comentários:

Rafael disse...

Eu minto!

Para agradar, para não me aborrecer, para ser educado...

A mentira é essencial para o bom funcionamento dos nossos contatos sociais!

Rafael disse...

Este post me fez pegar um livro que li há alguns anos (e me fez também descobrir que a minha estante está começando a dar traças) chamado "As 48 Lei do Poder", que fala sobre como mentir é importante.

Está lá na lei 27: "Jogue com a necessidade que as pessoas têm de acreditar em alguma coisa..."